sábado, 1 de agosto de 2009

Tempos Modernos / 1936


Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Um filme que não me canso de passar para meus alunos, pois retrata de maneira extraordinária como o sistema capitalista pode ser extremamente cruel a grande massa da sociedade, que com erteza são os proletariados.
Chaplin em sua atuação, mostra , sempre com seu bom humor, essa parte massacrada da sociedade capitalista. Comoesquecer da cena em que ele em uma crise de stress, "entra" literalmente nas máquinas da fábrica em que trabalha.
Sem esquecer, da maravilhosa música "Smile" , tocada no fim do filme e de sua autoria. Por ser um clássico do cinema, postarei aqui duas cenas do filme.



Nenhum comentário: